Aconteceu na manhã desta quarta-feira a solenidade cívico-militar em comemoração aos 74 anos do Dia da Vitória que marca o fim da Segunda Guerra Mundial em 08 de maio de 1945.
O EVENTO
O evento realizado na cidade de Barbacena , teve uma missa em Ação de Graças seguido de solenidade cívico-militar na praça do Rosário com homenagem através da Medalha Expedicionário Álvaro Jabur a 17 personalidades do município e região.
MISSA
A missa foi celebrado na tricentenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário presidida pelo Monsenhor Osmar.
SOLENIDADE MILITAR
Logo em seguida às 10 horas na Praça Dom Silvério teve início a solenidade militar onde houve o hasteamento Pavilhão Nacional; deposição da coroa de flores no monumento ao EX-Combatente; homenagem especial ao Expedicionário João Rodrigues da Costa, que tem 101 anos e é ex combatente da região, outorga da comenda e entrega aos homenageados e ao final houve a execução da Canção do Expedicionário com a participação da banda de música da EPCAR.
A MEDALHA
A Medalha Expedicionário Álvaro Jabur foi criada em 2014 sendo a distinção concedida pela Prefeitura Municipal de Barbacena.
No evento são homenageadas pessoas, autoridades e órgãos que prestaram relevantes contribuições ou que tenham concorrido de alguma forma para o engrandecimento da Prefeitura, do Município, do Estado, das Forças Armadas e do Brasil.
Dentre os homenageados algumas autoridades militares entre elas o Coronel PM Hudson Abner Pinto, comandante da 13ª RPM e o Coronel BM Sérgio José Ferreira comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros Militar sediado em Juíz de Fora.
O evento foi presidido pelo Prefeito Municipal Luiz Álvaro Abrantes Campos e pelo Brigadeiro do ar Mauro Bellintani comandante da EPCAR, ambos presidentes de honra do Conselho de medalhas.
CBMMG