Neste mês de maio, mais precisamente no dia 19, comemorou-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. E para festejar, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena promoveu na quarta-feira, dia 22, o Primeiro Encontro de Doadoras, em uma organização do Comitê de Aleitamento Materno da entidade.
E ali, no Salão Nobre da Santa Casa as mamães foram recepcionadas com um coffee break como uma forma de agradecimento a todas elas. E aquelas mamães, com seus filhos no colo, que pela primeira vez se encontravam, tinham algo que as uniam, o ato de doar aquele leite que não faz falta para seu filho.
Uma tarde festiva, porque é o pequeno e simples gesto dessas mamães, mas grandioso no resultado final, que tem salvado vidas tão pequeninas dentro da UTI Neonatal na Santa Casa.
Para a entidade, não importa a quantidade que cada uma doa, o fundamental é que esse alimento tão rico continue chegando e, assim, poder ser ministrado aos bebês prematuros internados na UTI Neo. Atualmente são apenas 17 mamães com este gesto tão solidário e nobre em prol da vida.
Para ser uma doadora, basta comunicar ao setor de obstetrícia da Santa Casa que você mamãe, receberá todas as orientações necessárias para que faça a ordenha adequada.
Também são repassados para as doadoras o frasco de vidro próprio para o armazenamento do leite, touca e luva para que tudo transcorra com total tranquilidade. E para facilitar mais ainda, a Santa Casa busca o leite semanalmente na casa das doadoras.
Todo o leite materno que chega na entidade é encaminhado para o Banco de Leite em Juiz de Fora onde para uma análise e pasteurização e depois retorna.
A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena é uma referência em pediatria, principalmente na área de obstetrícia para os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul.
Dia Mundial de Doação de Leite Materno
A data comemorativa foi instituída em dezembro de 2015, com a Lei Nº 13.227 , de 28 de dezembro de 2015.
Nela, além do Dia Nacional foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana que incluir o dia 19 de maio.
Anteriormente, o Dia Nacional era celebrado em 1º de outubro – data instituída pela portaria Nº 1.893 de 2 de outubro de 2003. A mudança se deu para alinhar a data em todos os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano – rBLH.
Fonte: Jornalista Márcio Cleber