FOI TROPEÇANDO, CAINDO E LEVANTANDO, ENXUGANDO MINHAS PRÓPRIAS LÁGRIMAS, MUITAS VEZES SORRINDO SEM TER MOTIVOS E CHORANDO POR TER DEZENAS E DEZENAS DELES, QUE FUI APRENDENDO COM A VIDA TRUQUES E MANEIRAS DE VENCER E SUPERAR SITUAÇÕES, QUE SEM ALGUMAS LIÇÕES EU JAMAIS SABERIA COMO ENFRENTÁ-LAS.
A VIDA ME ENSINOU À RESPONDER SOMENTE AQUILO QUE ME FOR PERGUNTADO, SEM NADA MAIS ACRESCENTAR MESMO QUE EU SAIBA.
A VIDA ME ENSINOU À CUMPRIMENTAR, SEM A PREOCUPAÇÃO DE QUERER SABER ANTES, SE SEREI CORRESPONDIDO OU NÃO.
A VIDA ME ENSINOU QUE EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, É MELHOR SE EXPRESSAR APENAS COM UM OLHAR E DEIXAR AS PALAVRAS DE LADO.
A VIDA ME ENSINOU QUE TER DINHEIRO É BOM SIM, MAS QUE ELE NÃO COMPRA AS VERDADEIRAS AMIZADES, QUE ALIÁS ALGUMAS DAS QUE ELE FAZ SE APROXIMAREM DE NÓS, SÃO EM DETERMINADOS CASOS ÀS VEZES MAIS PERIGOSAS, DO QUE AS INIMIZADES CLARAMENTE DECLARADAS.
A VIDA ME ENSINOU QUE ÀS VEZES CONFIAR CEGAMENTE, PODE FAZER COM QUE SEJAMOS APUNHALADOS NÃO SOMENTE PELAS COSTAS, MAS ATÉ MESMO DE FRENTE PELO SIMPLES FATO DE ESTARMOS DE OLHOS VENDADOS, DEVIDO AO EXCESSO DE CONFIANÇA.
A VIDA ME ENSINOU E MOSTROU, QUE NÃO FOI MUITO FELIZ QUEM CRIOU O BORDÃO DIZENDO QUE “A JUSTIÇA É CEGA”, POIS É EXATAMENTE DEVIDO À ESSA CEGUEIRA QUE ELA É ÀS VEZES TÃO INJUSTA, POIS SENDO CEGA DEIXA DE VER MUITAS COISAS QUE DEVERIA ENXERGAR.
A VIDA ME ENSINOU QUE QUEM NÃO DEVE TEME SIM, TEME SER INJUSTIÇADO E SUJEITO À ASSUMIR UMA CULPA QUE NÃO É SUA E OCUPAR UM LUGAR QUE NÃO É SEU, NA FILA DA PUNIÇÃO.
A VIDA ME ENSINOU, QUE NEM TODA LÁGRIMA TRADUZ UM SENTIMENTO VERDADEIRO, QUE NEM TODO SORRISO É DE REAL GRATIDÃO, SATISFAÇÃO OU SINCERIDADE.
A VIDA ME ENSINOU QUE CHORAR NÃO É SINÔNIMO DE FRAQUEZA, QUE HOMEM CHORA SIM E DEVE, POIS TRISTEZA E SOFRIMENTO NÃO TÊM GÊNERO E NÃO ESCOLHEM OU ABATEM SOMENTE OS FRACOS, ATÉ PORQUE EM DADOS MOMENTOS SOMOS TODOS FRACOS, PORQUE NINGUÉM…MAS NINGUÉM MESMO POR MAIS FORTE QUE SEJA, CONSEGUE SER FORTE O TEMPO TODO.
A VIDA ME ENSINOU QUE PRECISAMOS OU MELHOR DEVEMOS SER SIMPÁTICOS, AGRADÁVEIS, CARISMÁTICOS, RECEPTIVOS E SOLIDÁRIOS O TEMPO TODO, PARA QUE POSSAMOS ATRAIR TUDO ISSO E MUITO MAIS PARA JUNTO DE NÓS, AFINAL A VIDA ME ENSINOU E ME MOSTROU QUE DE MÃOS VAZIAS VIEMOS, PORQUE DE FATO NADA TÍNHAMOS PARA TRAZER, MAS QUE DAQUI EXCETO OS BENS MATERIAIS, PODEMOS LEVAR MUITAS COISAS QUE TENHAMOS PLANTADO, NO DECORRER DE TODA A NOSSA CAMINHADA E OLHA QUE CADA UM DE NÓS, TEM UM ESPAÇO ENORME DE TEMPO E MUITO CHÃO, PARA PLANTARMOS BOAS SEMENTES DURANTE A NOSSA PASSAGEM PELA VIDA.
Por: Ranil José