Na manhã desta terça-feira (4), um simulado de rompimento de barragem está sendo realizado em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A ação, praticada pela Alcoa, conta com a participação de moradores do bairro Jardim Kennedy II, que residem próximo à barragem da empresa e fazem parte da zona de autossalvamento.
A Alcoa explicou que, desde o dia 23 de abril, os moradores que participam do simulado recebem em suas casas um folheto esclarecendo sobre as áreas de resíduos, assim como o que fazer em situações de emergência.
Vale lembrar que a medida faz parte de um plano de emergências de barragens e que os moradores que não foram cadastrados não precisam participar da ação, visto que eles não residem na área atingida em caso de rompimento de barragem conforme destaca a empresa.
Segundo a Alcoa, todas as barragens localizadas em Poços de Caldas estão estáveis e em segurança. A empresa esclareceu que a ação é apenas preventiva.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também participam da coordenação do simulado. Além disso, a medida conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Samu e departamentos municipais de água e de energia elétrica.
GIRO DE NOTÍCIAS A/M