A Justiça Eleitoral informou que nove das 12 cidades do Sul de Minas com cadastro obrigatório do voto biométrico tem adesão inferior a 50%.
As cidades que estão nesta situação são: Aiuruoca, Carvalhos, Carrancas, Itutinga, Ingaí, Luminárias, Liberdade, Passa Vinte e Santana do Jacaré. Já os municípios de Conceição da Barra de Minas, Itumirim e Nazareno estão com porcentagem acima de 50%.
Além disso, o prazo para o eleitor comparecer aos cartórios eleitorais teve início no dia 5 de fevereiro e segue até outubro, em alguns casos. No entanto, em outras cidades o prazo se encerra em outubro de 2019 ou fevereiro de 2020.
Vale lembrar que o cadastro biométrico é essencial para o eleitor votar nas próximas eleições. Sendo assim em algumas cidades, é preciso que o eleitor vá até a sede do cartório eleitoral para regularizar a situação, ou a um posto ou central de atendimento. Confira a lista abaixo:
Lembrando que os eleitores destas cidades que já coletaram assinatura, fotos e digitais não precisam fazer o cadastro novamente.
Para fazer o cadastro biométrico o eleitor precisa apresentar um comprovante de endereço e um documento oficial de identidade, exceto a carteira de habilitação e o passaporte novo.
Já os homens que vão fazer o alistamento militar devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
O atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo disque-eleitor no 148. Nos cartórios, os leitores podem ser atendidos por ordem de chegada. O horário de atendimento é das 12h às 18h.
Em Minas gerais, 121 municípios vão passar a ter a biometria como obrigatória. O eleitorado total dessas cidades é de mais de 1,8 milhões, com 22,26% já atualizados.
No entanto, 84 cidades do Estado, a biometria já foi obrigatória nas últimas eleições.
GIRO DE NOTÍCIAS A/M