O Instituto Estadual de Florestas (IEF) assinou, no início desta semana, junto à Prefeitura de Montes Claros, na região Norte do Estado, Termo de Cessão de uso de imóvel por meio do qual o município cede parte do terreno onde funcionava o Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo para instalação de um novo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
A estrutura permitirá aumentar a capacidade e oferecer melhores condições para a recuperação de animais provenientes da entrega voluntária por particulares e das ações de fiscalização e de resgate.
A implantação do novo Cetas é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental firmado pela Sada Bioenergia e Agricultura Ltda., no âmbito do seu licenciamento ambiental, com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo.
O projeto prevê, além das estruturas administrativas, a construção de um centro médico completamente equipado, uma ala para cuidados especiais com filhotes, uma quarentena para isolamento dos animais recém-chegados e viveiros para treinamento de voo e condicionamento físico das mais diversas espécies.
A supervisora da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Norte, Margarete Caires, ressalta que o novo Cetas de Montes Claros é fruto de um árduo trabalho do IEF, visando o estabelecimento de parcerias com as entidades públicas e privadas. “É importante agradecer a Prefeitura de Montes Claros pela nobre ação de ceder o terreno para construção do futuro Cetas do município e também o IEF pelo apoio constante à nossa unidade regional”, salientou.
Segundo o Diretor Geral do IEF, Antônio Augusto Melo Malard, essa parceria com a Prefeitura de Montes Claros é muito importante, pois permitirá a construção de um Centro de Triagem de Animais Silvestres mais moderno e bem equipado. “A nova estrutura possibilitará um aumento da capacidade de recebimento de animais provenientes de ações de fiscalização das regiões Norte, Jequitinhonha e Alto médio São Francisco, bem como sua reabilitação e soltura”, destacou.
Atualmente, a estrutura do Cetas Montes Claros funciona nas edificações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e é compartilhada com o IEF. O Cetas recebe, anualmente, cerca de 2.000 animais silvestres. Esses animais são recepcionados e manejados por biólogos e médico veterinário, com a finalidade de reintroduzi-los no ambiente natural.
Vale ressaltar que as ações do IEF, desenvolvidas por meio dos Cetas, possibilitaram a soltura de mais de 70% dos animais em áreas rurais previamente cadastradas pelo Instituto para esse fim.
Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema
GIRO DE NOTÍCIAS / Sisema