Pesquisa envolve municípios com mais de 100 mil habitantes
Na última segunda-feira (5), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou o Atlas da Violência, Retrato dos Municípios Brasileiros de 2019, nela conta que a cidade de Divinópolis, localizada na região Centro-Oeste do Estado, aparece na 13ª posição entre as cidades mineiras com mais homicídios registrados.
Formulada através de uma parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pesquisa levou em consideração dados referentes ao ano de 2017. Através do estudo foi possível identificar uma diversidade na violência no município.
Divinópolis é o único município da região Centro-Oeste do Estado, que aparece na pesquisa. Ao todo, no ano de 2017, foram registrados 59 homicídios, sendo três considerados ocultos. A cidade que tem 234.957 habitantes, apresenta uma taxa de 26,4 mortes para cada 100 mil habitantes.
Segundo a pesquisa, os poucos homicídios que são ocultados, têm essa classificação em função de serem Mortes Violentas por Causas Indeterminadas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde e do Serviço de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2017, ocorreram cerca de 65 mil homicídios no Brasil. Em Minas Gerais, os registros de homicídios chegaram a 4.299.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM