O principal problema seria uma queda de 40% na doação de sangue
Uma queda na taxa de doação de sangue, está comprometendo o estoque de sangue disponível no Hemocentro de Montes Claros, na região Norte de Minas. Todos os tipos sanguíneos estão sendo afetados em função dessa queda, porém os tipos O+ e O-, são os que apresentaram a maior baixa.
A responsável pela captação do Hemocentro Regional, Rosana Silva, comentou sobre fatores que acabaram colaborando para essa baixa no estoque de sangue, entre eles, férias nas universidades, tempo frio e doenças alérgicas e respiratórias terem aumentado.
Vale ressaltar a importância que o Hemocentro de Montes Claros tem para a região, uma vez que as bolsas de sangue doadas, são utilizadas em 38 unidades hospitalares e distribuídas para um total de 26 municípios.
O hemocentro funciona desde 1988, e em seus cadastros já se tem cerca de 200 mil pessoas cadastradas, porém para que seu nome esteja no cadastro é necessária uma única doação, o que ocorre a maioria das vezes. O ideal seria que por dia, cerca de 100 pessoas doassem sangue.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM