Cidades mineiras estão entre os municípios com maior taxa de homicídios do país

Três das vinte cidades do país com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes estão em Minas Gerais. Os municípios de Varginha e Passos, no Sul de Minas e Araxá, no Alto Paranaíba são as cidades mineiras apontadas como as mais pacificas dentro da categoria. A informação foi divulgada nesta semana no Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ao todo, 310 municípios brasileiros foram analisados para medir o nível de violência nas médias e grandes cidades. A partir disso, foi levada em consideração a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros em 2017.

A cidade mais pacifica de Minas Gerais é Araxá, com 7,2 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto no Brasil, a cidade com maior índice apresentado no levantamento foi Jaú, em São Paulo, com 2,7.

Em contrapartida, no estado a cidade que mais apresentou homicídios nos municípios com mais de 100 mil habitantes foi Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte.  De acordo com o estudo do Ipea, em 2017 foram registrados 188 homicídios na cidade. A taxa foi de 52,1 homicídios. A população do município é de 427 mil pessoas.

Em segundo lugar, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, apresentou grandes números de homicídios. A cidade apresentou uma taxa de 42,8 homicídios, seguida por Ribeirão das Neves, também na região metropolitana.

A capital ficou atrás das cidades do interior. Com uma população de mais de 2 milhões de habitantes, Belo Horizonte ficou na 12° colocação em número de homicídios, com taxa de 26,7.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

Biocombustíveis: brasileiros acreditam que crescimento econômico está ligado à energia sustentável

Black Friday Chegando PROCON de Barbacena traz dicas a consumidores

PREVISÃO DO TEMPO: Sul terá prevalência de céu encoberto e chuvisco, nesta sexta-feira (22)