O Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue – Pace anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu neste mês todos os equipamentos para seu funcionamento.
Dr. José Orleans, Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais – SESAPS; juntamente com a
Diretora Assistencial da Santa Casa Marcilene Araújo; e Andrea Lisboa, diretora Financeira, esteve na manhã de quinta-feira, dia 15, no local verificando de perto este importante passo no processo de instalação do Pace.
Um outro momento fundamental é a capacitação dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo que inicia na segunda-feira, dia 19, e acontecerá no Hemominas, em Juiz de Fora.
Assim, o Pace vai se tornando uma realidade e a concretização de um sonho antigo para a microrregião de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.
Doar sangue ficará mais fácil e cômodo para as pessoas dessas regiões. Será um local específico para coleta do sangue e o material, posteriormente, será encaminhado para o Banco de Sangue do Hemominas, em Juiz de Fora, onde passará por todo processo de fracionamento por processo físico-químicos.
“Estamos neste processo há muito tempo. É uma luta, assinamos o convênio em 2013. A chegada desses equipamentos é um passo fundamental em todo o sistema. Numa parceria com o Hemominas, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, o apoio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar que está sendo os médicos, o desejo da população vai se concretizando. Uma conquista importantíssima”, pontuou Dr. Orleans.
O Pace terá quatro cadeiras de coleta de sangue. De acordo com o Secretário, a coleta inicialmente será duas vezes por semana com uma captação de 40 bolsas de sangue a cada dia.
Com seu funcionamento, as pessoas não mais precisarão se deslocarem até Juiz de Fora para
fazerem doação de sangue.
Fonte: Márcio Cleber