Visando uma conscientização por parte da população a respeito dos números de séries dos aparelhos celulares (números IMEI), a Polícia Militar repassa algumas dicas que auxiliará na atividade policial, bem como contribuirá também no combate à criminalidade.
O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, pois o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.
Com o número em mãos, é possível resolver problemas com o fabricante ou operadora onde você adquiriu o smartphone.
Ressalta-se também que, de posse desses números de IMEI, Policiais Militares poderão, no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e, constatando-se irregularidades, fazer a prisão em flagrante delito de autores pelo cometimento do crime de receptação.
Portanto, o cidadão deverá ter em mente que o número de IMEI deverá estar anotado em local de fácil acesso.
Em casos de furto/roubo/extravio de aparelhos celulares este, no ato da confecção do registro de ocorrência, disponibilizará ao Policial Militar o número do IMEI para ser inserido em campo próprio do registro de ocorrência policial.
Para ter acesso ao número de IMEI do aparelho celular, o cidadão deverá adotar os seguintes procedimentos:
1- Digitar *#06# no seu celular (aparecerá no visor em seguida o número de série).
2- Em “Configurações”, toque em “Sobre o telefone” – Agora, abra a opção “Status” – Ao final da tela estará o seu número do IMEI. Caso não apareça, será preciso pressionar ainda “Informações do IMEI”. ( Sistema Android) .
Em “Ajustes”, toque em “Geral” – Abra a opção “Sobre – Busque pela opção “IMEI”. (sistema IOS)
3- Se o seu Android tem a bateria removível, o número do IMEI estará logo abaixo de onde ela está posicionada. Também é possível encontrar o código na caixa do seu aparelho, geralmente no fundo, na parte externa.
No caso do iPhone, também é possível encontrar o IMEI utilizando o iTunes.
Basta conectar o aparelho e clicar em “Número de telefone” para abrir.
4- O número também está fixado na caixa original do aparelho, bem como na nota fiscal de compra e venda.
Outras dicas importantes:
– Em casos de roubo/furto/extravio o cidadão deverá entrar em contato com a operadora, de posse do número de série, e bloquear o aparelho para inutilizá-lo.
– Evite exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar as mídias sociais, procure um local que seja mais protegido.
– Evite carregar o celular expondo-o, para não atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.
– Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, evite deixar o celular sobre a mesa.
– Em caso de assaltos não reaja. Procure guardar o máximo de características do cidadão infrator para informar à Polícia Militar.
“POLÍCIA MILITAR, NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA!”
TRIGÉSIMO PRIMEIRO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL