Massa de ar frio provoca queda brusca de temperatura e geada no Sul de Minas

Por conta de uma massa de ar frio que chegou ao Sul de Minas, as temperaturas tiveram uma queda brusca na região e houve até registros de geada na manhã deste sábado, 24, em Maria da Fé/MG.

Os termômetros locais, da Secretaria de Cultura e Turismo, registraram a mínima de 1,2ºC no bairro Reserva e de 1,5ºC no Sítio Lage. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima geral da cidade, registrada por uma estação automática, esteve por volta dos 2,6ºC.

O meteorologista do Inmet Cléber Souza explicou que o frio chegou antes do previsto na região, já que a expectativa era de que a massa de ar polar chegasse ao Sul de Minas somente na madrugada de sábado para domingo, 25.

Outras cidades da região também registraram baixas temperaturas. Caldas (MG) teve registros de 2,5ºC.

Em Varginha/MG, os termômetros registram 7,4ºC e em São Sebastião do Paraíso/MG 8,1ºC. Fez frio também em Passos/MG, onde os registros foram de 8,7ºC e em Machado, com termômetros marcando 10,4ºC.

Previsão do tempo
Para o fim de semana, a temperatura mínima deve chegar os 3ºC nas regiões serranas do Sul de Minas, com possibilidade de geada. O sol deve aparecer durante dia e aumentar as temperaturas.

Entretanto, assim que o sol se põe e os ventos ficam mais intensos, a temperatura volta a cair, como explica Cléber: “A massa de ar frio que atua na região provoca o declínio das temperaturas. Ela favorece os ventos intensos e mais frios. A noite faz mais frio porque venta mais e a sensação térmica é mais baixa do que os termômetros registram”, destaca o meteorologista.

GIRO DE NOTÍCIAS

Foto reprodução: Willian Siqueira

 

Related posts

Mercado de Carbono: o que muda no texto aprovado pelo Senado

FPM: municípios de MG partilham R$ 175 mi; BH, Divinópolis, Governador Valadares e Ipatinga recebem maiores quantias

FPM: prefeituras partilham R$ 1,4 bilhão no segundo decêndio de novembro; consulte valores