Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza procedimentos inéditos

Funcionando desde 2003, o setor de Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, já realizou mais de 25 mil procedimentos nas doenças cardíacas e agora começa a expandir sua atuação para a chamada “hemodinâmica extra-cardíaca”. Com recursos minimamente invasivos, ou seja, com cortes pequenos, a técnica utiliza um fino cateter, inserido na circulação, geralmente em uma artéria da perna ou pulso e que vai até a área obstruída que é alargada ou reparada por um dispositivo chamado stent.

No dia 08/08 a Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou seu primeiro procedimento cirúrgico. Trata-se de uma correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal. A cirurgia foi liderada pelo cirurgião vascular Flávio Martins, que teve em sua equipe os cirurgiões Renato Gontijo, Ricardo Procópio, do Hospital das Clínicas da UFMG, e o médico Gabriel Martins. É a primeira vez que o procedimento é realizado no Hospital e na cidade. O aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos. Segundo o Dr. Procópio, quando os vasos se dilatam muito, eles podem se romper, levando a uma hemorragia grave e podendo causar a morte da pessoa.

Nesta quarta-feira (29/08) foi tratada uma paciente que apresentava o diagnóstico de “Síndrome do quebra-nozes”. Essa síndrome surge por uma compressão da veia renal esquerda, causando dores e desconforto ao urinar. Segundo o Dr. Carlos Eduardo Diniz Couto, hemodinamiscista do Hospital Semper, de Belo Horizonte, que realizou – junto com o Dr. Giancarlo Rabelo e Silva – o procedimento no dia 28 de agosto, este diagnóstico é raro e seu tratamento convencional implicaria em uma grande cirurgia aberta, com anestesia geral, longo pós-operatório, além de uma grande cicatriz ao final.

“A cirurgia feita com cateter. Além de eficiente e rápida, é feita com anestesia local e uma perfuração tão pequena que não precisa de pontos”, explica o especialista. Já o Dr. Giancarlo, afirma que a estrutura de hemodinâmica extra-cardíaca que está disponível em Barbacena, no Hospital Ibiapaba CEBAMS, pode ser utilizada além das doenças das carótidas e aorta, na artéria intestinal, aneurismas, miomas uterinos, dentre outras.

A equipe responsável pela primeira cirurgia de desobstrução de veia renal por cateter no Hospital Ibiapaba CEBAMS: os médicos Henrique Augusto, Carlos Eduardo Diniz Couto, Giancarlo Rabelo e Silva e Edson Elviro

Sobre o Hospital Ibiapaba CEBAMS:

O Hospital Ibiapaba é uma das unidades do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. Localizado em Barbacena (MG), o Hospital é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais. A instituição possui a certificação ISO 9001:2015 e recebeu o reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade 2017.

GIRO DE NOTÍCIAS / Hospital Ibiapaba CEBAMS

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue