O forte calor dos últimos dias, a baixa umidade e a irresponsabilidade de algumas pessoas contribuíram para o grande número de incêndios em vegetações registradas em toda a região.
Somente em Barbacena, o plantão dos bombeiros registraram 19 ocorrências de incêndio em vegetação desde a última sexta feira.
As equipes trabalharam incessantemente e muitas das vezes os incêndios ameaçavam patrimônios públicos, residências e rodovias.
Na sexta feira, houve empenhos sucessivos no Vale do Ipê em Antônio Carlos, Aeroporto, BR 040 e no bairro Ipanema onde um incêndio rompeu as margens da Rua Basílio de Moraes avançando por sítios e fazendas, atingindo minas e nascentes de água, além de ameaçar as proximidades de uma casa de festa.
Para o Sargento Agnaldo, que atuou nestas ocorrências o fato é alarmante: ” Confesso que em 26 anos de serviço, nunca registramos tantas ocorrências desta natureza. Os incêndios estão frequentes e a área queimada somente na sexta feira a noite chegou a 6 hectares”.
O incêndio só foi controlado no início da noite.
Já no sábado, motoristas ficaram preocupados nas proximidades da MG 338, na altura da Colônia Rodrigo Silva, onde o trânsito ficou prejudicado devido a densa fumaça , e os bombeiros tiveram muito trabalho para conter as chamas que atingiu cerca de 1 km nas margens da rodovia.
Outros incêndios foram registrados também no bairro Vista Alegre, Funcionários, e em outras cidades como na APA São José no entorno dos municípios de São João de Rei e Tiradentes , bem como em Conselheiro Lafaiete, sendo registrado na BR 040, próximo a “Fazendinha ” , bairro Santa Matilde, Paulo VI e Satélite, dentre outros .
Foram também registrados em todas estas cidades diversos focos em lotes vagos na área urbana.
OBS: Muita das vezes o caminhão tanque não consegue chegar aos locais e os bombeiros utilizam abafadores, bombas costais e até mesmo ramos e arbustos para debelar as chamas.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG