Em 2018, 11 mil mineiros optaram por realizar a cirurgia bariátrica no processo de perda de peso. Uma nova técnica menos invasiva chegou ao mercado para auxiliar na obesidade, doença considerada problema de saúde pública.
O cirurgião e endoscopista Bruno Sander, do Hospital Dia Sander Medical Center, afirmou que não se pode culpar as pessoas por ter a patologia, porém é responsabilidade dela buscar solução.
O médico ainda disse que a nova tecnologia chamada gastroplastia redutora endoscópica é capaz de, em cerca de 30 minutos, fazer uma sutura interna no estômago, sem cortes. Bruno também destaca que no primeiro mês, é possível perder 12 quilos.
O comerciante Ricardo Aguiar, de 41 anos, realizou o procedimento e disse que após atingir 136 quilos, decidiu fazer a cirurgia há dois anos. Atualmente ele comemora os 104 quilos e o percentual de massa magra.
O psicólogo e especialista em comportamento alimentar, Weslley carneiro ressaltou que decidir mudar os hábitos é essencial para manter o peso conquistado.
Vale lembrar que a cirurgia bariátrica está disponível no Sistema Único de Saúde para pessoas acima de 16 anos, após análise de equipe médica.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM