O Programa “Jovem no Campo Café” é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho, e que atende à demanda gerada pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005.
Atualmente em Manhuaçu, o Senar Minas, em parceria com Sindicato Rural de Manhuaçu e Faemg está com duas turmas de alunos no Programa, uma na cidade, com alunos do Colégio Polivalente e outra de Ponte do Silva.
Segundo o instrutor do curso, Dr. Milton Flores, doutor em agronomia, o programa visa fortalecer ainda mais a economia no campo e, desta forma, reduzir o êxodo rural. Os conteúdos abordados no programa são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses dos participantes.
“O objetivo é obter um café de qualidade. Esse módulo visa capacitar os participantes que vão atuar na colheita seletiva, pós-colheita e preparo, poda e adubação racional. essas atividades são desenvolvidas em diferentes Módulos Do Programa Jovem no Campo, que tem por objetivo principal contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais”, explica o instrutor
A estrutura do programa é dividida em dois núcleos: básico, com foco no desenvolvimento das competências básicas; e Específico, com abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação.
“Manhuaçu e região tem a característica na sua maioria, de pequenas propriedades de agricultura familiar e o programa “Jovem no Campo Café”, veio para capacitar ao jovem a dar continuidade ao trabalho da família, aliando o conhecimento de novas tecnologias e informações ao aprendizado e experiencia adquirida dos pais aos longos dos anos”, destaca Dr, Milton Flores.
Iniciando junto com o ano letivo, o programa está previsto para se encerrar em dezembro.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM