A Polícia Militar de Meio Ambiente de Barbacena, juntamente com a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) fechou, nesta quinta-feira (12/09), uma empresa que realizava mineração ilegal na zona rural de Santana do Garambéu, a cerca de 73 Km de Barbacena.
De acordo com a PF, a empresa possuía três dragas irregulares ao longo de aproximadamente dois quilômetros do leito do Rio Grande. A ANM certificou a falta de licenciamento, emitindo o auto de paralisação.
Foram localizados vários objetos e equipamentos utilizados para prática de garimpo, entre eles duas bateias, três cintos de chumbo, 11 carpetes para garimpo e 24 roupas de mergulho.
De acordo com a Polícia Ambiental houve o cometimento dos crimes de exploração de matéria-prima pertencente à União sem autorização legal, funcionamento de serviços poluidores sem licença ou autorização, intervenção que resulte danos aos recursos hídricos e outros. Foram aplicados 12 autos de infrações no valor aproximado de R$ 175 mil.
O proprietário da empresa não foi encontrado no local. Os operadores das máquinas e os mergulhadores foram ouvidos e liberados.
De acordo com informações, as investigações continuam para identificar o montante de mineral extraído, a extensão da degradação, a responsabilidade de proprietário e o envolvimento de outras pessoas.
Os envolvidos podem cumprir até seis anos de detenção caso sejam condenados.