O Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Receita Estadual e a Polícia Civil deflagraram a operação a Operação Lotium, para combater à sonegação fiscal no setor de distribuição de produtos de panificação.
Na manhã desta quinta-feira (19), os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma empresa que fica na região do Ceasa, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte e em Montes Claros, no Norte de Minas.
A Superintendência da Secretaria Estadual de Fazenda identificou irregularidades na aquisição desses produtos. Segundo a Superintendência, a empresa emitia apenas parte das notas fiscais de venda.
Em abordagens aos veículos que transportavam as cargas e na verificação do montante dos pagamentos isto foi comprovado. O valor pago pelos compradores sempre era inferior ao valor apresentado na nota.
O Ministério Público aponta que o prejuízo deve ser de pelo menos R$ 14 milhões aos cofres públicos em receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O MPMG ainda aponta que as empresas cometiam crime de lavagem de dinheiro.
Até o momento, ninguém foi preso.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM