Dia Nacional de Doação de Órgãos: a importância de falar sobre isso com a família

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apontam que Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de pacientes a espera de transplantes.

Na última sexta-feira (27) foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos para conscientizar sobre o ato.

Os dados da ABTO mostram que nos três primeiros meses deste ano, mais de 4 mil pessoas estavam aguardando por doação de órgãos.

A principal demanda no Estado é de Rim. Atualmente 2.808 pessoas esperam pelo órgão. Além disso, Córnea (1.104) e Pâncreas (67) são os mais procurados.

Vale lembrar que uma pessoa que realizar a doação dos órgãos pode ajudar até outras oito. Em Minas, a cada dez pacientes com morte cerebral, nos primeiros três meses deste ano, quatro doaram os órgãos.

Apesar disso, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo.

Seja um doador

O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que têm o desejo de ser doadores devem conversas com os familiares e amigos sobre a intenção. O órgão também lembra que a doação só poderá ser realizada no caso de o paciente ter morte encefálica e autorização familiar.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue