Polícia Civil de Minas realiza a maior operação contra o crime organizado em 2019

Investigações foram iniciadas em janeiro deste ano.

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Muralha, maior operação de combate ao crime organizado realizada neste ano. A ação realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, no Norte de Minas e a DIE – Delegacia de Investigações Especiais, teve início em janeiro deste ano.

Imagens: Polícia Civil

A investigação foi iniciada após a constatação de que guardas e vigias da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, também na região Norte, estariam insatisfeitos com uma medida adotada, onde foi trocada a diretoria da penitenciária. Eles temiam um possível endurecimento de regras disciplinares, por parte da nova diretoria.

Após a divulgação de uma mídia em redes sociais, que continha teor ameaçador contra os agentes de sistema prisionais, a operação foi desencadeada. Durante sete meses, foram analisadas 34.600 linhas telefônicas e houve monitoramento de 78 possíveis alvos. Esses alvos estavam localizados em 10 municípios de Minas Gerais e do Paraná.

A Operação Muralha tinha entre seus objetivos desarticular ações do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior organização criminosa do Brasil, e realizar prisões e transferências de presídios para alvos intitulados como líderes da ORCRIM. Esses estariam, mesmo presos, organizando as atividades criminosas.

Foram expedidos 51 mandados judiciais, sendo 11 deles de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva e pela transferência para presídios federais de 11 presos.

Apenas o Departamento de Montes Claros dispôs para a operação uma equipe de 65 policiais, além de 18 viaturas. ocorreram prisões nos municípios Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Várzea da Palma e Francisco Sá.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

 

Related posts

Tentativa de furto em escola de Santos Dumont termina em prisão em flagrante

Homem agride mulher após tentar roubar idoso no Bairro Pontilhão em Barbacena

Ocorrências de destaque em Santa Cruz de Minas, Andrelândia e Prados