Final do Campeonato Estadual de Matemática reúne 130 estudantes de 65 escolas de ensino médio da rede estadual

Provas acontecem no sábado (5/10). Dupla vencedora ganhará viagem para a NASA, nos EUA

O Campeonato Estadual de Matemática (CEM), promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) chega à sua grande final no próximo sábado (5/10). Cerca de 130 estudantes, representando 65 escolas públicas do estado se encontrarão para o último desafio da competição. O evento vai acontecer no auditório da Dom Helder/EMGE, a partir das 9h. O resultado será conhecido por volta das 12h.

“As 65 duplas classificadas vão disputar o grande prêmio, que é uma viagem à NASA, nos EUA”, explica a professora da EMGE e coordenadora do CEM, Aline Oliveira. Os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP).

Para a professora, o CEM foi uma surpresa para a EMGE devido ao grande interesse que despertou. “Inicialmente nosso objetivo era envolver as escolas da Grande BH, mas recebemos inscrições de mais de 2.000 estudantes da rede pública do ensino médio de todo o estado”, comenta Aline. “Se as pessoas pensam que os brasileiros não gostam de matemática, precisam rever esse conceito, porque muitas competições como essa acontecem no Brasil, sempre com boa participação de alunos”, completou.

A professora antecipa que uma segunda edição do CEM está prevista para o ano de 2020. “O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para todo o desenvolvimento científico e tecnológico que almejamos”, comenta. “Os professores sabem como identificar aqueles alunos com aptidão pela matemática e o campeonato é uma oportunidade para que eles possam ajudar esses alunos a descobrirem seu potencial”, diz ela.

O Campeonato

O Campeonato Estadual de Matemática é promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais e tem apoio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. É uma das atividades do Movimento EcoDom, uma parceria da EMGE com a Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, para promover ações educacionais e de sustentabilidade.

GIRO DE NOTÍCIAS / SEEMG

Related posts

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão