O domingo foi de alívio e da retomada da alegria para o torcedor atleticano. Os 2 a 0 sobre o Santos e os três pontos conquistados chegaram em um momento muito importante para o Atlético, que via a zona do rebaixamento se aproximando e a briga por uma vaga na Libertadores ficando ainda mais longe. Faltando 11 rodadas para o término do Brasileiro, o time está praticamente no meio da tabela, entre o G-6 e o sonho de jogar novamente a Libertadores e o fantasma de lutar contra o rebaixamento.
Mas este temor foi afastado, e muito, com o resultado no Independência. O Galo somou 35 pontos e abriu nove pontos para a zona do rebaixamento. Distância que ainda pode ser diminuída, caso Ceará e CSA (ambos com 26) vençam suas partidas nesta segunda-feira.
Sem vencer há cinco rodadas, o Galo via os últimos colocados se aproximando e diminuindo a vantagem para ele. Nesta rodada, estava há quatro pontos e poderia, caso perdesse, e os colocados abaixo vencessem, ter a possibilidade real de entrar na zona do rebaixamento nas próximas rodadas.
Por isso, o resultado no Independência foi tão importante. Ainda mais para um jogo contra o terceiro colocado e ainda postulante ao título, Santos. Também reativou o sonho de poder chegar novamente à Libertadores, mesmo que este objetivo continue distante.
Com a derrota do Internacional por 1 a 0 para o Vasco, o Galo diminuiu a diferença para a zona de classificação para a Libertadores. O time gaúcho continuou com os 42 pontos. Assim, o Galo agora está a sete pontos da parte de cima da tabela e ainda tem o direito de sonhar com a vaga na próxima competição continental, mesmo sabendo ser difícil.
No Independência, o Galo sequer deu espaço para que o nervosismo ou a impaciência das arquibancadas tomasse conta do gramado. O resultado foi construído com 25 minutos de jogo, com gols de Luan e Leonardo Silva. Assim, o time alvinegro retomou a confiança de jogar em casa e, com um jogo equilibrado e correto em boa parte do tempo, neutralizou qualquer tentativa de reação santista.
Uma atuação bem melhor da que vinha tendo o time alvinegro, que encerrou uma sequência de três derrotas e dois empates no Brasileiro, sendo dois revezes no Independência.
A próxima rodada será muito importante para mostrar para qual caminho o Atlético vai seguir: a retomada do sonho da Libertadores, tentando emplacar uma sequência de bons resultados que o coloquem na parte de cima, ou retomar o fantasma da luta contra o rebaixamento, caso volte a tropeçar.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM