Os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil, superando até mesmo os óbitos provocados por doenças e violência, de acordo com a ONG Criança Segura.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2017, 3.661 crianças morreram devido a acidentes dentro e fora de casa. As principais causas são acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras e quedas.
O presidente da Comissão de Campanha da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sandro Reginaldo, afirmou que os dados poderiam ser evitados com simples cuidados.
Reginaldo ainda disse que a criança pode brincar, mas com segurança e por isso, a organização realiza durante este mês uma campanha para evitar acidentes.
Além disso, o presidente ressaltou alguns cuidados que devem ser evitados, como para quem mora em apartamento, é necessário o uso de telas protetoras em janelas e sacadas. Na cozinha, é importante nunca deixar as panelas em cima do fogão, com os cabos voltados para fora. Já na área de serviço, os pais precisam ficar atentos ao ferro de passar roupa e também tampar as tomadas com protetores específicos para isso.
Vale lembrar que mergulhar em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no Brasil e pode levar à paraplegia ou tetraplegia. Sendo assim, é importante a relação das crianças com as piscinas.
Por isso, é necessário a vigilância constante, principalmente em águas desconhecidas, como piscinas em outras casas, cachoeira e lagoas.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM