Competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, foi realizada em Blumenau (SC).
A delegação de Minas Gerais encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para atletas de 12 a 17 anos, com 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 13 de bronze. A competição foi realizada em Blumenau (SC).
Para a conquista das 34 medalhas nesta etapa, Minas contou com 267 alunos-atletas campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg/2019), competição realizada em parceria com as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e Desenvolvimento Social (Sedese).
Na categoria futsal feminino as alunas da Escola Estadual Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares, no Leste de Minas, levaram a medalha de ouro na categoria do módulo I (12 a 14 anos) e prata entre quem disputou o módulo II (15 a 17 anos). O resultado é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino há alguns anos.
Segundo a diretora da escola, Flávia Ribeiro de Vasconcelos, essa não é a primeira vez que as alunas-atletas que se dedicam à modalidade alcançam o pódio. Em 2017, o módulo II ficou com o ouro e o módulo I com a prata.
De acordo com ela, as estudantes que participam do projeto, batizado de “Meninas Com Brilho nos Olhos”, além da dedicação ao esporte também se destacam nas atividades escolares. “É uma visão de superação e dedicação. As alunas entendem que, se há dedicação ao esporte e ao estudo, oportunidades acontecem. Além disso, a presença das mulheres no futebol muda a percepção de que futsal é só masculino”, afirma.
Logo após a conquista, as alunas desfilaram pelas ruas de Governador Valadares no carro do Corpo de Bombeiros e foram recebidas com festa na escola. “A gente percebe nos alunos o carinho e orgulho da escola”, conta a diretora.
Judô
Outro destaque veio da Escola Estadual Professor Aracy Miranda, de Varginha. O aluno Pedro Lucas Rodrigo Lasmar ganhou a medalha de ouro no Judô, na categoria leve, de 15 a 17 anos, módulo II.
De acordo com o diretor da unidade de ensino, Claudinei Sérgio Vicente, o estudante tem histórico de dedicação ao esporte e já faturou medalhas em outras competições. Além disso, ainda se destaca nas notas e no comportamento em sala. “O esporte traz uma disciplina para o aluno e ele é uma pessoa muito centrada”, conta.
O diretor ainda destaca que a escola tem outros alunos que também se dedicam às artes marciais, contribuindo para a motivação dos demais estudantes. “A escola como um todo fica motivada ao perceber o exemplo do Lucas e dos outros integrantes das equipes”, relatou.
Disputa
Durante os 15 dias de competição, Blumenau, em Santa Catarina, recebeu um total de 4.998 jovens atletas, de 12 a 17 anos, de 26 Estados Brasileiros, do Distrito Federal, do Japão e de Angola. Foram disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.
GIRO DE NOTÍCIAS / SEEMG