Dezenas de pássaros silvestres que estavam sendo traficados em Nova Serrana, na região Centro Oeste e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, foram apreendidos pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último final de semana.
Segundo os agentes, a apreensão aconteceu em uma fiscalização de rotina. Ainda segundo eles, os animais estavam em situação de maus tratos.
Em Nova Serrana, a apreensão aconteceu no último sábado (11) na BR-262. Foram recuperados 20 pássaros silvestres que eram transportados por duas pessoas em uma moto. Na abordagem, ao vistoriar a bagagem, os policiais encontraram 11 trincas-ferro, seis sabia laranja que estavam dentro de embalagens plásticas, dois papas-capim e um azulão.
Em Teófilo Otoni, os animais foram resgatados dentro de um ônibus, na BR-116, no km 117. O coletivo seguia viagem de Vitória da Conquista (BA) para o Rio de Janeiro. Com um dos passageiros, os agentes encontraram uma bolsa com diversos pássaros.
No bagageiro do coletivo, os policiais vistoriaram a mala do suspeito, de 30 anos, e encontraram mais 59 aves de espécies conhecidas popularmente.
O homem foi detido e informou aos agentes que recebia R$ 300,00 para fazer o transporte dos animais. Em Teófilo Otoni, assim como em Nova Serrana as aves foram entregues à Polícia Militar Ambiental.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM /PRF