Chuvas causam 800 desabamentos na região metropolitana de São Paulo

Não chovia tanto em um só dia, na cidade, desde 1983

Fazia 37 anos que não chovia tanto em um só dia em São Paulo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva de segunda-feira (10) só não supera o temporal de 2 de fevereiro de 1983. A chuva fez os principais rios da cidade transbordarem, como o Tietê e o Pinheiros, que não vertia há 15 anos.

Em toda cidade, foram detectados mais de mil pontos de enchente. Pessoas ficaram ilhadas em carros e não conseguiram ir trabalhar. Os resgates foram feitos usando botes. Só na segunda-feira os bombeiros registram mais de 10 mil e trezentas ligações de socorro e atenderam duas mil e trezentas ocorrências.

A chuva forte também causou 193 desabamentos e 219 quedas de árvores na capital paulista. O número de desabamentos, levando em conta os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, chega a 800. A chuva foi tão forte que ônibus, metrô e trens sofreram atrasos e o rodízio de carros foi suspenso ontem e também nesta terça-feira (11). As aulas em 45 escolas foram suspensas.

Os Bombeiros e a Defesa Civil recomendam que os paulistas evitem sair de casa durante os temporais.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

Related posts

Mercado de Carbono: o que muda no texto aprovado pelo Senado

FPM: municípios de MG partilham R$ 175 mi; BH, Divinópolis, Governador Valadares e Ipatinga recebem maiores quantias

FPM: prefeituras partilham R$ 1,4 bilhão no segundo decêndio de novembro; consulte valores