A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia na próxima sexta-feira (21) a operação Carnaval 2020 e vai até a próxima quarta-feira de cinzas (26). Os agentes vão realizar um esquema especial de fiscalização e policiamento nas principais rodovias do país.
Para a operação, será montado um efetivo de 800 policiais de Minas e mais 30 agentes vindos de outros estados. Além disso, eles ainda vão contar com o apoio de um helicóptero.
O objetivo da PRF é fazer com que haja diminuição de acidentes, uma resposta rápida para garantir fluidez ao trânsito e no combate às infrações, entre elas ultrapassagens proibidas, o excesso de velocidade, dirigir sob influência de álcool, transitar pelo acostamento, dentre outras.
Pelo menos 300 etilômetros devem ser usados, já que durante o período de Carnaval, o número de pessoas alcoolizadas aumenta.
Caso os condutores sejam pegos dirigindo sob o efeito de álcool podem ser punidos com infração gravíssima, ter a suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$2.934,70.
No ano passado, durante o feriado de carnaval, a PRF constatou uma queda no número de mortes em comparação com os últimos feriados de folia última década.
A meta para 2020 é tentar reduzir ainda mais a letalidade das estradas federais no estado. Para isso ocorrer, a colaboração dos motoristas será fundamental, segundo a polícia.
Veículos de carga terão restrições em algumas áreas. Confira!
GIRO DE NOTÍCIAS / PRF / AM