O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é responsável, no estado, pelo controle da brucelose, doença provocada pela queda na produção de leite, baixo ganho de peso dos animais e aborto. Supervisionando as bezerras de Minas Gerais, a instituição realiza ativamente a imunização dos rebanhos para que a produção pecuária não seja comprometida e os animais permaneçam saudáveis.
O índice de vacinação contra a infecção alcançou 78% no último ano, um aumento de 1% em relação a 2018. Com isso, quase 1,8 milhões de bezerras de 3 a 8 meses de idade foram imunizadas, dentro de um total de 2,2 milhões de animais.
A médica veterinária do IMA, Luciana Faria de Oliveira, coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose ressaltou que “falta pouco para alcançarmos a meta de 80% de imunização das bezerras. O aumento sucessivo nos percentuais de vacinação ao longo dos anos de existência da campanha é resultado do empenho de todos os servidores do IMA, de boas práticas de veterinários autônomos em seguir a padronização das atividades propostas e da conscientização dos produtores sobre a importância da vacinação contra brucelose”.
A veterinária ainda destaca a necessidade de o produtor rural procurar um médico veterinário regularmente cadastrado no Instituto para vacinar as bezerras de forma adequada, pois a vacina pode causar a doença no ser humano caso haja algum tipo de acidente durante a aplicação.
A brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus. Ela é classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano.
Foto: Divulgação/IMA
GIRO DE NOTÍCIAS / AM