A comida não serve apenas para alimentar o corpo, mas também tem total ligação com a capacidade do cérebro de se manter ativo, já que nosso corpo exige certos nutrientes para se manter mentalmente focando. Sendo assim, os alimentos podem auxiliar inclusive a combater o cansaço.
Especialistas afirmam que sentir sono durante o dia ou tomar mais café do que o normal, por exemplo, pode ser por conta de hábitos alimentares errados. Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, confirma a explicação.
A especialista ainda apresenta oito alimentos energizantes que podem ajudar a diminuir e até afastar a sensação de cansaço.
São eles: Abacate, maçãs, Grãos germinados, Macadâmia, Mirtilos, Matcha, Macarrão Shirataki, Couve.
No caso do abacate apesar de ser bastante calórico, tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes.
Já as maçãs são um lanche prático e energético. Elas também são ricas em frutose, o açúcar predominante encontrado nas frutas, que é a fonte preferida de energia do corpo. Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM