A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) criou um projeto de implementação de uma nova estrutura ferroviária para o estado mineiro, o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF). Esse plano complementa 10 projetos escolhidos no Sul de Minas para realizarem o investimento necessário.
Estes foram escolhidos em um wokshop, onde mais de 60 propostas foram apresentadas para a Secretaria e envolviam transporte ferroviário regional de passageiros, o transporte de cargas, o transporte turístico, contornos e trechos urbanos e plataformas logísticas em todo o estado.
As propostas do Sul de Minas que terão prioridade são as que envolvem a implantação de linhas de transporte regional de passageiros entre Divinópolis e Lavras, e entre Lavras/Três Corações/Varginha, a implantação do trem turístico de passageiros entre São Sebastião do Rio Verde e Passa Quatro e a integração do Porto Seco do Sul de Minas, em Varginha ao ramal Varginha/Três Corações, da Ferrovia Centro Atlântica.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade ainda realizará outros encontros para debater e acompanhar as demais etapas dos estudos, mas, segundo informações, ainda não tem previsão para dar início ao projeto na prática.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM