Estamos vivendo um momento único em nossa história. Os desafios provocados pelo Novo Coronavírus são enormes. No entanto, inúmeros especialistas das áreas da saúde, política, educação e desenvolvimento humano, são unânimes em afirmar que devemos manter a esperança. Esperança na ciência, esperança nas pessoas, esperança na religiosidade, ou seja, esperança “que não há mal que nunca se acabe”.
A Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos, relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. E, para termos esperança, requer uma certa perseverança, de acreditar que algo é possível, mesmo quando há indicações do contrário.
Pensando nisso, três voluntários (C., R. e F.), em parceria com os produtores de rosas de Barbacena e Alfredo Vasconcelos, promoveram uma ação solidária para que as pessoas possam manter, ainda mais, a Esperança em alta.
O objetivo foi promover uma ressonância positiva em Barbacena, para que, mesmo em um momento desafiador de nossas vidas, as pessoas possam ser colaborativas e cada vez mais humanas.
Na semana passada, os produtores de Barbacena e Alfredo Vasconcelos doaram milhares de rosas e os voluntários levam-nas ao cemitério Parque Repouso da Saudade e distribuíram-nas em todos os túmulos.
Cada lápide recebeu a sua rosa, em homenagem àquele ente querido que partiu, mas também com a lembrança de que sempre podemos remoçar e ser resilientes em todos os momentos de nossas vidas.
Emoção
De acordo com a voluntária C., a experiência foi positiva e reconfortante. “Foi lindo! Em um gesto de carinho e amor ao próximo. Foi como abraçar as todas as famílias de Barbacena, já que, temporariamente, não podemos ter contato com as pessoas.”.
Já o voluntário F. afirmou que “aqui (cemitério), todos ficam iguais, o que deveria acontecer em vida. Em um lugar onde todos já estão em paz, só podemos acrescentar mais amor.”.
Solidariedade
Esta ação foi possível, principalmente, porque os produtores de rosas de Barbacena e Alfredo Vasconcelos fizeram a sua doação. “Agradecemos, imensamente, a esses produtores, pela sua solidariedade, em um momento tão complexo como este que estamos vivendo”, agradeceu a voluntária C.
Os voluntários também agradeceram à direção do cemitério Parque Repouso da Saudade, por terem autorizado a ação solidária no local.
Anonimato
Em um momento desafiador para a história do mundo, o trabalho voluntário é importante. Todas as pessoas que participaram desta ação solidária não quiseram se identificar, pois, mais vale um trabalho colaborativo que a divulgação de nomes.