O Brasil tem recebido um grande reforço nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por meio de doações de grandes empresas. A mineradora Vale é a pioneira nesse processo de ajudar no combate à pandemia do coronavírus.
No último dia 13 de abril, desembarcou no Brasil um avião cargueiro, fretado pela empresa, com 1 milhão de kits de testes rápidos, 660 mil máscaras N95, 2,76 milhões de máscaras cirúrgicas e 400 mil aventais que serão doados ao Governo Federal.
“Gostaria de agradecer, mais uma vez, em nome do Governo Federal, ao esforço da Vale do Rio Doce nesse momento.”
O Ministério da Saúde é quem fará a distribuição dos EPIs para os postos de saúde de todo o país, de acordo com a situação de cada estado.
Segundo o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo, todo o material vem da China e foi elaborada, com o apoio do Ministério da Infraestrutura, uma operação grandiosa para que os equipamentos cheguem ao Brasil.
“Essa operação da Vale vai envolver 14 aeronaves com equipamentos. Doze aviões cargueiros e mais 2 aviões de carreira que trarão esses equipamentos pro Brasil.”
Os equipamentos vão chegando em território nacional aos poucos e esse último foi o quarto avião que aterrissou no Brasil com produtos trazidos pela Vale. No total, a empresa pretende doar mais de 600 toneladas de insumos para ajudar no enfrentamento à Covid-19 até o mês de maio. Somente de kits de testes rápidos, serão 5 milhões de unidades a serem repassadas.
Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio