Barbacena: EPCAR tem 7 casos positivos de COVID-19

Sete integrantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), com sede em Barbacena, testaram positivo para Covid-19 até a tarde desta terça (19), conforme registros da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, com sede em Brasília (DF). Os dados foram divulgados pelo site de notícias Notícias Gerais.

De acordo com a matéria, as denúncias sobre a ocorrência de casos vêm preocupando os familiares dos cerca de 480 alunos da Escola, que tem entre 14 e 18 anos, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, quando a Epcar decidiu não liberar os cadetes para cumprir isolamento social junto às suas famílias.

A reportagem do Notícias Gerais também informa que o Conselho Tutelar de Barbacena recebeu uma denúncia anônima de que os cadetes estariam sendo submetidos a situações de risco no início de abril, quando foi acionado o Ministério Público Federal (MPF).

O órgão também teria recebido várias consultas informais de familiares dos alunos, de diferentes estados do país, preocupados com seus filhos, com os quais só puderam ter contatos mediados por telefone e redes sociais, desde março.

O procurador federal Thiago dos Santos Luz determinou que a Vigilância Epidemiológica e o Conselho Tutelar de Barbacena fizessem uma inspeção nas dependências da Epcar, o que ocorreu, no último dia 12/05. Conforme a presidente do Conselho Tutelar, Renata Chaves Batista, durante a visita foi possível constatar que a Escola tomou medidas para preservar a saúde dos cadetes.

A reportagem informa que na época da vistoria, havia sete cadetes com suspeita de COVID-19, que estavam isolados em quartos individuais, com sintomas de síndrome gripal. Para minimizar o problema, a Vigilância Epidemiológica de Barbacena se comprometeu a enviar os exames para que todos fossem testados.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o protocolo adotado pela Epcar obedece as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à COVID-19.

De acordo com Nota enviada à reportagem do Notícias Gerais, “Todos os militares com suspeita de exposição ao novo coronavírus ou com quaisquer sinais da doença são prontamente avaliados e, caso a avaliação revele que houve exposição ao vírus, são direcionados ao isolamento e recebem o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde’.

A Aeronáutica garante também que a Epcar tem realizado esforços no combate ao coronavírus desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos no Brasil. “A Escola readequou as atividades escolares e implementou procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde”, reforça.

O Ministério Público Federal (MPF), informou que a investigação corre sob segredo de justiça e, só quando ela estiver encerrada, o procurador Thiago dos Santos Luz decidirá quais medidas tomar. Estas medidas podem envolver o arquivamento da denúncia, o envio de recomendações à Epcar ou a instauração de ação.

A Vigilância Epidemiológica de Barbacena disse que informações que envolvem a  Epcar devem ser solicitadas diretamente à Aeronáutica.

A matéria completa sobre o caso você pode conferir no site de notícias Notícias Gerais. Ou através do link direto: http://noticiasgerais.net/exclusivo-sete-integrantes-da-epcar-testam-positivo-para-covid-19/

Fonte: FB / Notícias Gerais. 

Related posts

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox