Celebrações juninas marcam programação deste mês dos museus do Estado

Confira as atividades nas redes dos museus da Secult

A programação atual dos museus da Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) está voltada especialmente para as comemorações relativas às celebrações juninas: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Os Museus incluíram a temática nas pautas dos conteúdos que estão sendo publicados em suas redes sociais.

O evento de maior envergadura no mês de junho será a Semana Guignard, promovida pelo Museu Casa Guignard (Ouro Preto) no período de 22 a 28/6. Realizada anualmente, a Semana Guignard chega à sua 10ª edição. Normalmente, o ponto alto da comemoração é a tradicional “Noite de São João”, na rua Direita. Em função da pandemia e da necessidade de isolamento social, a Semana Guignard vai acontecer virtualmente este ano, através de duas lives e da publicação da exposição “Guignard Virtual – obras da coleção Priscila e Alberto Freire” nas redes sociais do Museu. As lives acontecem no dia 22/6 (palestra com o Diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide) e no dia 27/6 (musical com a dupla Maurinho Sabino – voz e violão – e Ramon Gomes – percussão).

Nas redes do Museu Mineiro, em Belo Horizonte, estão programadas, por exemplo, postagens sobre o ostensório, do acervo da instituição, em comemoração ao dia de Corpus Christi (11/6); sobre as esculturas de São João Batista, do acervo da instituição, em comemoração do dia de São João (24/6); e sobre a tela “São Pedro, Apóstolo” de autoria de Manoel da Costa Ataíde, do acervo da instituição, em comemoração ao dia de São Pedro (29/6). Além disso, haverá conteúdos da exposição temporária “Deslimites da Memória” de Cyro de Almeida e Mestre Júlio Santos. A exposição estava aberta à visitação e foi interrompida em função da paralisação das atividades em virtude do coronavírus. Também será publicada a ação “Música Mineira para Alegrar o Seu Dia”, do Circuito Liberdade, no Instagram, e haverá posts sobre o processo de restauração das obras do acervo da instituição (15/6) e sobre a sala Mestre Ataíde (22/6).

O feriado de Corpus Christi, o dia de São João Batista, e o dia de São Pedro e São Paulo também serão lembrados em conteúdos nas redes do Centro de Arte Popular (CAP), também em Belo Horizonte, ao longo do mês. Além disso, os usuários terão acesso a conteúdos sobre exposições temporárias realizadas no Centro de Arte Popular (16/6) e sobre o acervo em exposição da instituição (19/6). Museu Mineiro e CAP fazem parte do Circuito Liberdade.

Já nos canais do Museu dos Militares Mineiros, também em Belo Horizonte, haverá conteúdo comemorativo aos 245 anos da PMMG (12/6); sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; a presença feminina nas Corporações Militares de Minas Gerais (19/6); os uniformes militares do acervo da instituição (23/6); além de conteúdo, no dia 29/6, em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho.

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, localizado Mariana, vai postar conteúdo comemorativo sobre Corpus Christi (11/6) e, ao longo do mês, conteúdos variados sobre exposições temporárias realizadas no Museu e sobre a obra e a biografia de Alphonsus de Guimaraens.

Postagens sobre o acervo do Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo, além de trechos da obra Grande Sertão: Veredas e sobre o acervo do Museu, serão feitas ao longo de junho nas redes do Museu Casa Guimarães Rosa.

Confira as redes dos museus da Secult:

Museu Mineiro

Facebook: /museumineiro.mg e Instagram: @museumineiro

Centro de Arte Popular

Facebook: /centrodeartepopular e Instagram: @centrodeartepopular

Museu dos Militares Mineiros

Facebook: /museudosmilitaresmineiros e Instagram: @museudosmilitaresmineiros/

Museu Casa Guimarães Rosa

Facebook: /museucasaguimaraesrosa.mg e Instagram: @museuguimaraesrosa

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Facebook: museualphonsusdeguimaraens e Instagram:museualphonsus/

Museu Casa Guignard

Facebook: museucasaguignard.mg e Instagram: @museucasaguignard

Foto: Ponte Alphonsus de Guimaraens/ Acervo Museu

GIRO DE NOTÍCIAS / SECMG

Related posts

Campanha Julho Cultura Viva: prazo de inscrição termina neste sábado

Caprichoso e Garantido apresentam segredos e triunfos da Amazônia

Cinema de animação é destaque em festival de Ouro Preto