Saúde investiu cerca de R$ 70 milhões em ações de proteção aos indígenas no combate ao coronavírus

Mais de 600 mil equipamentos de proteção individual foram enviados aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

O Ministério da Saúde já destinou aproximadamente 70 milhões de reais em ações específicas de combate à pandemia entre a população indígena. De acordo com a pasta, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o governo reforçou o atendimento desde o começo do ano.

Cerca de 600 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos foram enviados aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Os dados mais recentes da pasta da Saúde apontam 2.085 casos de Covid-19 entre os indígenas, 82 mortes e 816 mil curas da doença.

Para aprimorar a estratégia de atendimento, o governo federal criou a Unidade de Atenção Primária Indígena (UAPI). Os locais vão fortalecer os serviços de atenção primária, acolhendo casos suspeitos de Síndrome Gripal (SG) e identificação precoce de casos de coronavírus.

Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena, o Brasil tem atualmente quase 6 ml aldeias indígenas por todo o país, além de 305 etnias e 274 línguas diferentes.

GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio

Related posts

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Famílias comemoram incorporação de remédio para neuroblastoma ao SUS