Em 1854, na época do Brasil Imperial, aconteceu um grande incêndio na então capital Rio de Janeiro. Dois anos depois, preocupado com a tragédia, o imperador Dom Pedro II, através do Decreto Imperial 1775 de 2 de julho de 1856, decidiu criar, nos moldes europeus, o Corpo de Bombeiros Provisórios da Corte. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Campo de Santana, onde existe até hoje. Por este motivo, o Imperador é consagrado “Patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros” e a data marcada como o Dia do Bombeiro.
Em 1954, já durante o governo do presidente Getúlio Vargas, foi instituído, através do Decreto 35.304, o dia 02 de julho como Dia Nacional dos Bombeiros, que regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil. Na mesma legislação foi instituído que, durante a semana que compreende, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam as ocorrências.
As primeiras corporações foram criadas dentro de estruturas das Forças Estaduais, como eram chamadas as Polícias Militares, com as mesmas denominações hierárquicas.
Minas Gerais
Em Minas Gerais o Corpo de Bombeiros Militar foi criado no dia 31 de agosto de 1911, com nome de “Batalhão de Sapadores” ( sapa é uma palavra de origem portuguesa que significa materiais usados para salvamento terrestres como pás, enxadas, etc.) no alto da avenida Afonso Pena, sendo criado o Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar que existe até os dias de hoje, onde funcionou também, até a Criação da Cidade Administrativa, o Quartel do Comando Geral da Corporação.
Hoje o Corpo de Bombeiros Militar possui unidades em mais de 80 cidades mineiras, atendendo a mais de 300 mil ocorrências por ano com um efetivo de quase 7 mil profissionais que se dedicam a salvaguardar a vida da sociedade, seu patrimônio e o Meio ambiente.
Barbacena
Em Barbacena, a unidade foi criada em 20 de novembro de 1986, durante a gestão do prefeito Lidio Nusca. A elevação à Companhia Independente de Bombeiros Militar se deu em agosto de 2015, que engloba as Unidades de Bombeiros também criadas; São João del Rei em 1997, Conselheiro Lafaiete em 2007 e Congonhas em 2017.
Fonte: Corpo de Bombeiros de Barbacena.