9º Batalhão de Polícia Militar o Sentinela da Mantiqueira comemora 88 anos de criação

Nesta sexta-feira (10), o 9º Batalhão de Polícia Militar comemora 88 anos. Durante a semana, aconteceram diversas ações para celebrar a data como entrega de cestas básicas, kits de limpeza e máscaras de proteção para comunidades carentes.

Operação Sentinela da Mantiqueira, voltada para a prevenção e repressão qualificada aos crimes violentos e contra o patrimônio, além da contenção dos índices criminais e manutenção dos laços entre a Instituição e a comunidade.

O 9º BPM foi criado no dia 10 de julho de 1932 pelo Governador de Minas Gerais, Olegário Maciel. A princípio, com o nome de 9º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de Minas Gerais, com sede na capital do Estado, a unidade foi criada em função do Movimento Revolucionário Constitucionalista que acontecia no Estado de São Paulo.

No ano seguinte, o 9º Batalhão foi transferido para Barbacena, situada na Serra da Mantiqueira, de onde iniciou a denominação carinhosa de “Sentinela da Mantiqueira”.

Sua primeira sede foi na Avenida Bias Fortes, hoje Escola Estadual Adelaide Bias Fortes ali permanecendo até o ano de 1960. No dia 29 de setembro do mesmo ano, a Unidade foi transferida para o Bairro Santa Cecília onde funciona desde então.

No local também estão a sede da 13ª Região da Polícia Militar, a Sala da Banda de Música da 13ª RPM, a 60ª Companhia de Polícia Militar, a 301ª Companhia Tático Móvel e outras edificações dando forma ao Complexo Santa Cecília. Na fachada do prédio principal do 9º BPM destaca-se o mosaico de “Tiradentes”, tombado pelo patrimônio histórico.

A Unidade foi construída durante o Governo de José Francisco Bias Fortes, sob o comando do Tenente Coronel PM Thompson Scafuto. Desde a sua criação, o 9º BPM participou de movimentos nacionalistas em defesa da soberania nacional.

Hoje, o 9º BPM possui 19 municípios sob sua responsabilidade e tem uma área de 5.359 (cinco mil trezentos e cinquenta e nove) quilômetros quadrados. É dividido em quatro Companhias sendo elas: 60ª Cia PM e 301ª Cia Tático Móvel com sede em Barbacena, 63ª Cia PM com sede em Santos Dumont e 117ª Cia PM com sede em Antônio Carlos.

A Unidade se destaca por ter índices baixos de violência. Os bons resultados se devem aos vários projetos desenvolvidos pelos militares como Proerd, projeto em parceria com escolas que visa ensinar crianças e adolescentes a importância de ficarem longe das drogas; Patrulha Rural, que cuida da segurança do homem do campo; Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, entre outros.

Atualmente, o 9º Batalhão é comandado pelo Tenente-Coronel Sávio Geraldo Corsino Pires e está subordinado à 13ª Região da Polícia Militar, sob o comando do Coronel Hudson Abner Pinto.

Ana Carolina Cobucci
Assessora de Imprensa da 13ª RPM

Related posts

Homem é preso por atear fogo em terreno baldio em Santa Rita do Ibitipoca

Homem é preso por tráfico de drogas em Barbacena

Bombeiros resgatam cão que foi atacado por abelhas