Para evitar o contágio do novo coronavíus, a higienização é um dos cuidados fundamentais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o mundo a procura pelo produto aumento e a corrida pelo álcool em gel nos supermercados em alguns casos se tornou frustrante, já que devido ao aumento da demanda o produto não estava sendo encontrado, por isso o setor sucroenergético de Minas Gerais realizou a fabricação do produto no estado.
O setor sucroenergético de Minas Gerais já doou 85 mil litros de etanol hidratado ao CIT/SENAI da FIEMG para produção de álcool glicerinado 70, que é o recomendado para a higienização. Entre os meses abril até o final de julho, a expectativa é de que sejam produzidos 100 mil litros. O álcool está sendo doado para hospitais, prefeituras, centros de reabilitação, Santas Casas e Defesa Civil.
O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de MG (SIAMIG), Mário Campos, afirma que o projeto é uma forma de o setor continuar com as doações para fabricação de um produto essencial, sendo que as usinas já produziram e doaram quase 400 mil litros de álcool 70 no estado.
O projeto começou com uma parceria junto ao Departamento de Química da UFMG, por meio do trabalho voluntário dos universitários, e a SIAMIG. Está sendo usada a estrutura do CIT (localizado no bairro Horto em Belo Horizonte) que hoje tem uma produção semanal de 9 mil litros de álcool glicerinado 70.
Informações Blog PCO