Repasses terão recuo de 28,52%, em relação ao ano passado
A segunda parcela do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou retração de 28,52%, em comparação ao mesmo período do ano passado, informa a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Devem depositados nas contas das prefeituras, nesta segunda-feira (20), cerca de R$ 571 milhões, já descontados a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em 2019, os repasses para o período somaram aproximadamente R$ 798,9 milhões no período. Para o cálculo não foram considerados os efeitos da inflação. No entanto, somado ao primeiro depósito de julho, segundo a CNM, o acumulado do mês do fundo apresenta aumento 8,29%, em relação aos 20 primeiros dias de julho do ano passado.
Repasses para mitigar efeitos da pandemia ainda são insuficientes, afirmam entidades representativas de municípios
Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios afirma que a cada depósito realizado pelo governo federal os gestores municipais ficam preocupados com a perspectiva real de queda da transferência do FPM, principal fonte de receita para grande parte das prefeituras.
GIRO DE NOTÍCIAS / Agência do Rádio