Um enfermeiro de 36 anos foi preso pela Polícia Civil nessa quarta-feira (22), em São João Evangelista, cidade do Vale do Rio Doce mineiro. A operação dos policiais, denominada CashSUS, apura a venda de vagas para cirurgias em hospitais da cidade.
De acordo com os agentes, o homem está sendo investigado por exigir R$12 mil de uma idosa, de 88 anos, para marcar uma cirurgia ortopédica que a paciente estaria precisando. O profissional ainda alegou que a quantia seria para uma gestão de vagas.
Além de exigir valores exagerados, o enfermeiro também se passava pelo gestor. A farsa era mantida com a ajuda de um perfil falso criado em um aplicativo de mensagens com o número de outro estado. Dessa forma, ele passava credibilidade aos pacientes e conseguia exigir o pagamento.
A operação CashSUS vem investigando que serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que regularmente são gratuitos, estão sendo comercializados, onde alguns profissionais notam a vulnerabilidade das pessoas que procuram o atendimento.
O investigado vai responder por crime de concussão, podendo pegar até 12 anos de prisão. Porém, há chances de extensão da pena caso seja comprovado que existem mais vítimas. A Polícia Civil vai continuar apurando o crime.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM