Funed recebe mais de 3 milhões de doses de vacina contra meningite C

Lotes desembarcaram no Aeroporto de Confins vindos de Luxemburgo

Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu nesta quinta-feira (30/7) cerca de 3,2 milhões de doses de vacinas contra a meningite C que serão disponibilizados para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O material, fabricado pela farmacêutica GSK, chegou em voo cargueiro ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

O voo que trouxe as vacinas veio de Luxemburgo. Trata-se de mais um esforço conjunto entre os setores público e privado para garantir o abastecimento de vacinas à população brasileira, de maneira que não haja ruptura no calendário de cobertura vacinal no país neste momento de pandemia.

A instituição é o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável por fornecer ao governo federal as vacinas e, para 2020, estão previstas a entrega de pelo menos 15 milhões de doses. Até o momento, já foram entregues pela Funed 7,3 milhões de doses.

Para a produção do medicamento, a Funed tem parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo. Neste momento de restrição de transporte internacional por conta da pandemia, esse recebimento permite manter o fornecimento da vacina ao Ministério da Saúde. Segundo o diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, “a imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças e, no cenário atual, é cada vez mais importante que os ciclos de vacinação sejam mantidos nos grupos prioritários”.

Certificação da Anvisa 

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por atender as Boas Práticas de Armazenagem, conforme diretrizes da Resolução 346/02. A certificação comprova que o terminal de cargas cumpre todos os requisitos para receber cargas sujeitas ao controle da instituição, sobretudo no atual momento de pandemia do coronavírus.

Por Agência Minas

Related posts

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox