Na noite de quinta feira, por volta de 20;30h uma jovem de 21 anos residente no bairro Vila Santa Terezinha em São João del Rei pediu auxílio aos bombeiros para lhe ajudarem a socorrer sua filha, uma recém nascida de 15 dias , que havia se engasgado com o leite materno enquanto estava mamando, vindo a ficar cianotica e não respirava.
O militar que atendeu pelo telefone 193, cabo Cesári, por telefone lhe passou calmamente as orientações e os procedimentos que a mãe deveria ter para tentar restabelecer a respiração animais normais de sua filha. Enquanto isto, orientou que uma ambulância fosse deslocada até o local.
A equipe que tripulou a viatura foram o Sargento Braga e o Cabo André Walter, que no caminho fizeram contato com a central 193 , sendo lhes informado também da necessidade de chegar rápido ao local para ajudar a salvar a vida da bebê.
Quando os bombeiros chegaram encontraram o jovem casal bastante nervosos uma vez também que era a primeira filha o bebê estava no colo da mãe, sendo que a mãe relatou que ela teve uma parada respiratória durante a alimentação.
A mãe relatou que após as manobras que foi orientada a fazer por telefone a criança “gorfou” e voltou a respirar porém aparentava inconsciência e isso a deixou muito preocupada;
Durante o transporte foi continuado o processo para retornar os sinais vitais, e já na Santa Casa de Misericórdia foi atendida pela equipe pediátrica.
GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG