Integração entre Bombeiros e Samu começa dia 01/09

A partir do próximo dia 01/09 (terça-feira) começa a vigorar a Integração entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros

A integração atingirá toda a área de atuação do Corpo de Bombeiros de Barbacena juntamente com o CISRU (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência Centro-sul) gerenciada pelo SAMU , com a central de atendimento 193 dos Bombeiros passando a funcionar no interior da unidade do SAMU situada na BR 265 em frente ao Parque de Exposições Senador Bias Fortes, ou seja, as centrais de atendimento 192 ( SAMU) e 193( Bombeiros) atuarão de forma conjunta.

Para isto foi firmado um convênio celebrado entre o 3° Comando Operacional de Bombeiros e o CISRU estabelecendo que a partir de 1º de setembro, os serviços serão realizados de forma conjunta, onde será disponibilizadas à população, mais uma ambulância do Corpo de Bombeiros, tendo uma equipe de três socorristas sendo regulados pela central de regulação médica do SAMU, evitando a duplicidade de empenho de equipes para a mesma ocorrência , melhorando a qualidade dos serviços.

AÇÕES CONJUNTAS

Todo o empenho de serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) será coordenado pelo Médico Regulador do SAMU que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado para determinado tipo de ocorrência, sejam as USA ( Unidade de Suporte Avançado), as USB (Unidade de Suporte Básico) ou a UR (Unidade de Resgate), totalizando quatro ambulâncias que estarão a disposição de toda a comunidade.

As ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos serão atendidas prioritariamente pelo SAMU, que poderá solicitar auxílio aos bombeiros para atendimentos a pacientes com quadro de agitação psicomotora ou pacientes com transtorno mental.

Quanto as ocorrências típicas de bombeiro como; salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura, produtos perigosos e ações de combate a incêndio, serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros . Havendo necessidade poderá ser acionado o SAMU para apoio nas ações de atendimento pré-hospitalar. Nas ocorrências envolvendo casos de traumas serão atendidos por ambas as instituições e nas ocorrências com múltiplas vítimas, o atendimento se dará concomitantemente pelo Corpo de Bombeiros e o SAMU.

INSTALAÇÕES FÍSICAS

As instalações do SAMU serão compartilhadas com os demais integrantes do Corpo de Bombeiros onde ficará o COBOM (Centro de Operações Bombeiro Militar) com os tele atendentes do Corpo de Bombeiros, disciplinando o atendimento das ocorrências típicas da Corporação, e havendo necessidade serão empenhadas as viaturas de Salvamento e Socorro que continuarão instaladas na Unidade do Corpo de Bombeiros situada na Rua Bárbara Heliodora no bairro Padre Cunha.

Segundo o Capitão Ronaldo de Lima, Subcomandante da unidade dos Bombeiros em Barbacena;ia Executiva do SAMU, as melhorias são várias; Haverá por exemplo, a facilidade do intercâmbio, a agilidade da pronta resposta e a multiplicação dos conhecimentos entre os profissionais do SAMU e do do Corpo de Bombeiros”

Para Ormezinda Barbosa, Secretaria Executiva do SAMU, as melhorias são várias; Haverá por exemplo, a facilidade do intercâmbio, a agilidade da pronta resposta e a multiplicação dos conhecimentos entre os profissionais do SAMU e do do Corpo de Bombeiros”

GRUPO GESTOR

Para disciplinar estas ações foi criado um Grupo Gestor, formado entre o 3 Oficiais da 2 Cia Ind. e a Coordenação do CISRU, que coordenará as ações Integradas entre as duas equipes, dirimindo dúvidas e buscando as melhores soluções.

Nesta quarta feira, dia 26/08, a partir 13:30h os Bombeiros estarão conhecendo as dependências do SAMU em Barbacena, visando os trabalhos de integração entre as equipes.

Na oportunidade estarão presentes os profissionais que atuarão na Unidade, bem como o Comando da 2° Cia Ind e os gerentes do CISRU- SAMU.

GIRO DE NOTÍCIAS / CBMMG

Related posts

Menor é apreendido por tráfico de drogas no Bairro Novo Horizonte

Homem é preso por atear fogo em terreno baldio em Santa Rita do Ibitipoca

Homem é preso por tráfico de drogas em Barbacena