Casos de alergia aumentam na pandemia devido a higienização excessiva e produto de limpeza

A higienização contra a Covid-19 também precisa ser observada para não causar danos

coronavírus não tem sido o único problema nessa pandemia. As alergias também estão aparecendo cada vez mais nos consultórios particulares, clínicas e hospitais. Pele vermelha, ferida nas mãos e no rosto, coceira, espirro e coriza são um dos principais sintomas relatados pelos pacientes.  

A higienização excessiva por sabonete ou álcool em gel e o uso desenfreado dos produtos de limpeza em casa são os gatilhos para os incômodos. Além do aumento na limpeza por conta da prevenção a Covid-19, o estresse causado pela atual situação do mundo também pode intensificar os problemas cutâneos e respiratórios.  

Outro fator que pode contribuir com os desconfortos é a atual época do ano, com dias mais quentes e secos. Os especialistas alertam a situação, no entanto, reforçam ser possível manter os cuidados para barrar o coronavírus sem agredir o corpo. O ideal seria evitar excessos e escolher bem os produtos na hora da faxina, dando prioridade para aqueles que são neutros.  

A médica, Paula Laguardia Spies, ressalta que há um certo exagero no uso do álcool 70%. Desta forma, alguns casos, o problema pode ser maior do que um simples incômodo. Paula afirma que a ponto de haver risco de uma alergia generalizada, visto que processos alérgicos não costumam atingir só o lugar de contato e podem levar a uma urticária, por exemplo, atingindo todo o corpo.  

Maria Sílvia Laborne Alves de Sousa, chefe da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Belo Horizonte, relatou que está atentando em maior quantidade no consultório casos de alergias, manifestações no rosto e queda de cabelo. Maria destaca a importância de hidratar a pele, principalmente, nesta época do ano.  

Caso perceba que está apenas com as mãos secas, sem irritações ou manchas, hidrate a pele. Porém, se notar alguma lesão ou irritação é preciso procurar um médico. A maioria dos tratamentos são feitos por medicamentos. No entanto, cada paciente deve ser avaliado conforme a alergia 

Vale lembrar que a máscara é a principal aliada de quem precisar sair às ruas durante a pandemia. Mas, a proteção também precisa de cuidados. O ideal é usar, sempre, e depois lavar a máscara com sabão neutro, visto que utilizar a água sanitária pode provocar reações na pele.

 GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue