Psicólogo afirma que “muitos idosos já vivem em isolamento muito antes da pandemia”

Dados do Ministério do Saúde apontam que idosos tem maior taxa de suicídio no país

Em entrevista exclusiva concedida ao Portal Amirt, o Psicólogo clínico Weslley Carneiro, conversou sobre um assunto de grande comoção entre estudiosos da saúde mental: o impacto da pandemia e do isolamento na vida dos idosos.

“Os idosos merecem uma atenção especial não somente em relação a pandemia. É triste a gente pensar que muitos idosos hoje, já vivem uma situação de isolamento muito antes da pandemia chegar”, explicou o psicólogo.

Um dos motivos pelo qual se deve ter essa atenção com os idosos é em função da taxa de suicídios. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, pessoas idosas com mais de 70 anos, representam o maior índice de suicídios no país.

O profissional da saúde mental explicou o que familiares podem fazer para ajudar os idosos em momentos como este. “Proporcionar, para quem mora com o idoso, a escuta e o acolhimento e proporcionar o pertencimento daquela pessoa. E no último caso, quando isso não for possível, buscar ajuda de uma equipe especializada também é muito importante”. finalizou.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

Related posts

BA, CE, RJ e MA têm aumento de casos graves de SRAG por rinovírus entre crianças e adolescentes

Covid-19: Ministério da Saúde distribui 1,2 mi de doses de vacina para estados e DF

Prefeitura realiza o Dia D de combate à Dengue