Polícia Militar de Meio Ambiente fez operação neste final de semana em Dores de Campos, São João Del-Rei e Lagoa Dourada, resgata um trinca ferro, apreende 01 arma de fogo, autua 02 proprietários de sítios, 01 proprietário de uma escavadeira de esteira, prende em flagrante delito o operador da máquina e aplica 05 multas no valor total de r$ 48.200,00. (quarenta e oito mil e duzentos reais).
Realizando Operação, Guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente, compareceu nos locais abaixo, onde constataram os fatos e tomaram as seguintes providências:
– Na Rua Professor Martiniano, centro de Dores de Campos, foi apreendida uma espigarda calibre 28, utilizada para caçar, porém, o autor não se fazia presente, mas responderá pela posse ilegal de arma de fogo;
– No Sítio Pastinho dos Bambus, Povoado do Macau, zona rural, Dores de Campos, queimada numa área de 7.000m² e corte de 02 árvores nativas, sem as devidas autorizações;
– Na Rodovia MGC 383, Km 121, zona rural de São João Del Rei, equipe da Polícia do Meio Ambiente foi acionada por uma Guarnição da Polícia Rodoviária, a qual abordou cidadão que estava transportando um Trinca-ferro, sem a devida autorização.
-Na Fazenda Engenho Grande, zona rural, Lagoa Dourada/MG, desmate de mata nativa do Bioma Mata Atlântica numa área de 06 hectares, também sem a devida autorização;
*Foram confeccionados contra os autores, 05 autos de infração, no valor total de R$ 48.200 (quarenta e oito mil e duzentos reais), pelas infrações cometidas.
*O operador da máquina foi flagrado derrubando a mata nativa, preso em flagrante delito e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de São João Del Rei, onde prestou depoimento.
*Além das multas todos os autores irão responderem pelos crimes ambientais.
*Foram apreendidos 10,5m³ de lenha nativa, o Trinca-ferro foi solto no seu habitat natural pelo órgão ambiental competente (I.E.F) e gaiola destruída.
*Proprietário da máquina escavadeira ficou como fiel depositário, a qual foi apreendida e ficará a disposição da justiça.
*As atividades foram suspensas, bem como o uso do fogo, até a regularização junto ao órgão ambiental competente.
Polícia Militar de Meio Ambiente