Eleições deste ano têm 60 mil solicitações a mais
Mais de 16,5 mil candidaturas à prefeito, vereador ou vice-prefeito foram consideradas inaptas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Isso representa aproximadamente 3% do total de registros feitos no tribunal.
Das mais de 16 mil candidaturas não aceitas, 2,3 mil foram invalidadas com base na Lei da Ficha Limpa. Outras 2,4 mil tiveram o partido ou coligação invalidados. 74 candidaturas não puderam ser aceitas devido a condenação por abuso de poder e outras 27 por gasto ilícito de recursos. Mas, a maioria foi indeferida por ausência de requisitos para o registro. Outros 3.270 candidaturas ainda aguardam julgamento nos tribunais eleitorais.
Neste ano, o TSE registrou um aumento de mais de 60 mil pedidos de registro de candidatura a mais que em 2016, quando teve a última eleição municipal. Dessa vez, foram mais de 557 mil pessoas querendo disputar uma das vagas.
Houve um aumento de 11% no número de candidatos a vereador e um crescimento de 15% de candidatos a prefeitos. Capitais como Goiânia, Curitiba, Porto Velho, e Belo Horizonte vão ter 16 candidatos disputando o cargo de prefeito. Outras capitais, como João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo terão 14 candidatos a prefeito.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM