Home » Safra de grãos em 2021 deve bater recorde, estima IBGE

Safra de grãos em 2021 deve bater recorde, estima IBGE

por Barbacena em Tempo
0 Comente

Previsão é de 253,2 milhões de toneladas; aumento de 0,5%

A primeira estimativa da produção nacional de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas para 2021, divulgada nesta terça-feira (10) pelo IBGE, prevê uma safra de 253,2 milhões de toneladas, 0,5% maior do que a deste ano. Segundo o instituto, este número é um novo recorde na série histórica do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, iniciado há 45 anos, e tem como base o aumento de 5,6 milhões de toneladas da produção de soja e de mais de 445 mil toneladas da primeira safra do milho.

Para o analista de Agropecuária do IBGE, Carlos Barradas, o preço em alta das commodities no mercado internacional incentiva investimentos na produção de grãos, principalmente, milho e soja. Além disso, segundo ele, a pandemia fez o consumo doméstico aumentar e os preços de alguns desses grãos dispararam.

A pesquisa também divulgou a estimativa de outubro para a safra de 2020. São 252 milhões de toneladas, 4,4% maior do que a de 2019.

No comparativo com a estimativa de setembro, a pesquisa mostra que houve aumentos na produção da soja, da primeira e da segunda safra do milho, e na primeira safra do feijão.

Já as produções que apresentaram queda foram: a do algodão, a da terceira e da segunda safra do feijão, a da uva, a da cevada, a do trigo e a da aveia.

De acordo com as estimativas para 2020, o Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Juntos, esses seis estados representaram 80% do total nacional.

*As informações são da Rádioagência Nacional.

GIRO DE NOTÍCIAS / AM

você pode gostar

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

SAIBA QUEM SOMOS

noticias recentes

as mais lidas

O Barbacena em Tempo © Todos direitos reservados