Para apoiar o interior do Estado, 550 policiais em 130 viaturas foram enviados na última quinta-feira (12)
Neste domingo (15), acontece o primeiro turno das eleições municipais. Para garantir a segurança da população, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai colocar a postos todo o efetivo da corporação, sendo 38 mil agentes. Desses, 550 saíram da capital e região metropolitana para apoiar municípios do interior.
O diretor operacional da corporação, coronel Alexandre Magno de Oliveira, explicou que desde agosto deste ano, a PM iniciou o planejamento da operação ‘Eleições Municipais 2020’.
O coronel também informou que o planejamento é integrado com as demais forças de segurança do Estado e foi trazido pelo setor de inteligência pública, que informou que os municípios menores haviam um acirramento eleitoral, que em algumas localidades poderia gerar, inclusive, a violência. Por isso, para esses municípios foram mandadas equipes comandadas por tenentes prontos para assumirem o comando.
Além disso, tropas especializadas, como o Batalhão de Operação Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque e Batalhão Rotam também foram usados. 60 drones também estão emprenhados na operação.
O militar ainda garantiu que em torno dos 550 municípios terão reforços do policiamento, visto que além dos policias de Belo Horizonte, outras equipes de outras 19 regiões também vão mandar apoio. Para os municípios menores foram destinados dois militares qualificados: um tenente e um cadete, um tenente e um sargento.
Vale lembrar que desde quinta-feira (12), a PM atua na operação e funciona com plantão 24 horas por dia.
GIRO DE NOTÍCIAS / AM