EPCAR realizou solenidade que marcou a promoção de 36 soldados de segunda classe a soldados de primeira classe e, de 10 soldados de primeira classe que foram promovidos a cabos
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na
tarde desta quinta-feira (17/12), a solenidade militar de conclusão dos Cursos de Formação de
Cabos (CFC) e do Curso de Especialização de Soldados (CESD). Na oportunidade, 30 soldados
ascenderam à condição de Soldado de Primeira Classe (S1) e 10 soldados foram promovidos a
Cabo. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a
cerimônia foi realizada no auditório da Escola e contou apenas com a presença de comandantes e chefes das unidades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e do Graduado-Master da Guarnição, Suboficial Celeste José Discaciatti. Devido ao atual momento de pandemia, todos os protocolos sanitários elencados pelas autoridades competentes foram respeitados.
Com a ausência dos familiares, que sempre trazem uma emoção peculiar as estas solenidades, a imposição das novas divisas foram realizadas pelos próprios concludentes, caracterizando-se por um momento solene e de alta significação. Na ocasião, também foram premiados os primeiros colocados de cada um dos cursos.
Com média final 9,25, o agora Cabo Pedro Henrique da Silva Turchetti, 24 anos de idade, já possui 6 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB) e continuará atuando na odontologia, visto que sua especialidade é da área da saúde.
O militar destacou o orgulho da conclusão, da primeira colocação e, por seguir os passos do irmão, Rômulo Viana Júnior que serviu na Subdivisão de Odontologia como S1 e Cabo. “Tinha o sonho de ingressar na Aeronáutica inspirado pela passagem do meu irmão por aqui e tenho certeza de que minha mãe está muito feliz e orgulhosa pelo que conquistamos. Hoje sinto-me uma pessoa melhor e mais amadurecido devido às várias experiências que aqui vivenciamos. Tenho muito a agradecer por tudo o que tenho hoje, auxiliando minha família, adquirindo meus bens e podendo me preparar para um futuro estável. Tudo isto é graças as oportunidades que a Força Aérea me proporciona e ao esforço que dedico a cada uma destas oportunidades”, pontuou.
Natural de Rio Espera (MG), o soldado Welson Luiz da Silva é o único militar da família e ingressou na FAB no ano de 2017. Sem saber exatamente como era a rotina na vida da caserna, hoje o militar comemora a promoção a Soldado de Primeira Classe e os aprendizados adquiridos durante período em que serve na Escola Preparatória, já fazendo planejamentos futuros para seguir na carreira de oficial da Aeronáutica. Com os pais ainda residentes na cidade natal, o agora S1 Welson ressalta a felicidade e o orgulho de seus pais, que levam uma vida muito típica da zona rural mineira. “Minha próxima meta agora é ser promovido a Cabo, mas tenho focado meus esforços na faculdade de contabilidade para tentar uma vaga no Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica. A promoção de hoje representa estar em um lugar que nem imaginava, visto que não conhecia nada de quartel. Orgulho-me deste mérito ao poder olhar os sacrifícios e lutas que foram necessárias serem vencidas para manter um bom nível de profissionalismo e que resultou neste reconhecimento. Tenho certeza de que meus pais e minha família estão muito orgulhosos não somente por esta promoção, mas por haver escolhido um caminho nobre e correto, além de terem a certeza de que tudo está dando certo”, finalizou.
“Nos orgulhamos por entregar à Aeronáutica novos cabos e soldados especializados, nas especialidades preteridas pela Guarnição. Selecionados pelo mérito individual, enfrentaram semanas de intensos estudos e estágio supervisionado. Temos certeza de que estão preparados para enfrentarem os desafios da nova graduação e sabemos que vocês muito contribuirão, por meio do trabalho profissional, com a missão das organizações militares sediadas em Barbacena. Vocês agora e mais ainda, serão exemplo para os soldados mais modernos e para os recrutas, pela experiência de vida militar que já possuem. Vocês hoje passam a ser modelos a serem seguidos. Na oportunidade, parabenizo toda a equipe de coordenação que tão bem conduziu o rumo dos cursos que hoje estão se encerrando”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes, em fala direcionada aos formandos.
A GUARNAE-BQ é composta pela EPCAR, pelo Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP- BQ), pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ). Os 10 cabos que se formaram nas especialidades de Serviços de Guarda e Segurança, Administração, Saúde e Logística e Manutenção, além dos 36 novos soldados especializados em Administração, Saúde e Guarda e Segurança agora serão designados para os diversos setores das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE SOLDADOS (CESD) e CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS (CFC)
O Curso de Especialização de Soldados (CESD) e o Curso de Formação de Cabos (CFC) destina-se a ministrar aos soldados de segunda classe (S2) e soldados de primeira classe (S1), respectivamente, e que venham a ser selecionados no Processo Seletivo para a Matrícula no CESD e no CFC, os conhecimentos básicos e especializados, necessários ao exercício dos cargos e ao desempenho das funções inerentes aos soldados de primeira classe (S1) e aos cabos (CB). O curso se inicia após a habilitação à matrícula e tem duração de cinco semanas e é realizado nas Organizações Formadoras, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. É permitido ao S1 a permanência no serviço por até seis anos, a contar de sua data de incorporação e. ao Cabo, a permanência por até oito anos, também a contar de sua data de incorporação na unidade militar.
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos / Sargento Valentim